top of page

Mafalda Leitão adora desafios! Encara a vida de frente e não tem medo dos obstáculos.

Foto

Começou a trabalhar por conta própria há mais de vinte anos, numa altura em que só os sonhos comandam a vida. E foi com o mais antigo desses sonhos que enfrentou o mundo. “Desde pequena que gosto muito de roupa. A minha mãe costurava e eu tinha a mania que também tinha jeito e adorava alterar as minhas roupas”.

Mafalda começou por ser vendedora de uma empresa de sportswear do norte de Portugal, a "Moda d’Elas". No início, fazia equipa com a Sílvia Rizo, hoje um rosto conhecido das novelas em Portugal. Aí teve as suas primeiras ligações com o mundo do design e produção de moda, onde começou, desde logo, a criar uma rede de contactos que lhe viria a ser muito útil no futuro. Quando a televisão descobriu o talento de Sílvia, Mafalda prosseguiu com a função sozinha. No total foram oito anos de dedicação à marca.

Mas era tempo de mudar. O passo seguinte foi a marca Armag, com a qual tem ligações até hoje. Esta é uma excepção à regra, já que a empresária não gosta de trabalhar muito tempo com a mesma marca, alimentando-se “de novos desafios”.

E assim foi!! Mantendo a Armag, Mafalda iniciou um novo projecto – representar a "Adrymar". Foi com esta marca que deu a primeira grande prova da sua garra. “Era mesmo representante, comprava e vendia…”. Inteiramente sozinha em campo, percebeu a importância de projectar a marca a um outro nível. “Comecei a querer investir na imagem de figuras públicas para promover a Adrymar”, explica. Nessa altura Mafalda tinha também duas lojas. Era altura de arriscar. Afinal, estava em jogo o sucesso do seu próprio nome.

Apostou nos catálogos. Começou desafiar a amiga e cantora Mónica Cintra a ser a imagem da marca, estreando-se como modelo ao lado de Igor, o filho de Mafalda. “Foi um sucesso!” E este era apenas o empurrão que faltava.

O que se seguiu? Uma lista de rostos bem conhecidos nas capas dos catálogos das marcas que representa.

Mas estava mais uma vez, na hora de mudar. Ao fim de cinco anos e depois de deixar a Adrymar com a sensação de missão cumprida foi convidada para representar a "Oculto". “Aceitei logo”, conta, entusiasmada. Seguiram-se mais catálogos com mais caras conhecidas: Andreia Dinis, Sara Aleixo, Anjos e Vera Coelho. Mafalda imaginou e criou cenários para as sessões fotográficas com o seu fotógrafo de eleição – Alexandre Serra, chegando a ir até ao México fazer um dos catálogos…

“Entretanto foram-me oferecidas mais duas marcas: a Bonsai e a Ruga”. Carolina Salgado e Merche Romero foram os rostos da Bonsai nas últimas colecções. “Para agarrar estes dois projectos, larguei a "Oculto", com muita pena minha, porque também foi um menino que vi nascer”, conta a empresária, que por esta altura já levava também uma grande bagagem como public relations.

Mafalda confessa, porém, que esta não é uma área onde se sinta à vontade. A verdade é que, sem dar conta, conseguiu fidelizar uma legião de clientes com o dom especial de se relacionar com as pessoas. “Tenho clientes de há muitos anos e para eles não há a Oculto ou a Bonsai, há a Mafalda. Eles sabem que aquilo que lhes levar, é aquilo em que acredito. Eu não consigo vender algo em que não acredite”, explica.

 

Foi por esse motivo que em 2015 decidiu apostar a 100% numa nova marca com o seu próprio nome "Mafalda Leitão" e é este o projecto que agora a move!

 

Dedicada a cem por cento ao que faz, Mafalda não consegue evitar envolver-se de corpo e alma em todas as tarefas. Não se trata apenas de vender, afirma, “gosto de ver os modelos, escolher, fazer os catálogos…todas as marcas exigem muito de mim”. No seu trabalho podemos encontrar tudo o que tem para dar.

“Se me sinto realizada? Sim, claro!”.

A gestão de todas estas esferas não é fácil. Por isso, Mafalda foi obrigada a encontrar um escape: viajar. E disso não abdica. “Adoro viajar. É o meu hobby favorito. Basta ir para fora quatro ou cinco dias para vir como nova”.

 

Então… é esse o segredo?

bottom of page